Condições de Acesso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Condições de Acesso

Mensagem  MarCosta em Dom Jan 25, 2009 8:04 am

"As condições de acesso ao curso de Medicina da UAlg, apresentadas a seguir, pretendem fornecer aos candidatos uma orientação em relação aos requisitos exigidos pelo curso. Adicionalmente, chama-se a atenção dos candidatos que o curso de Medicina da UAlg exige inteira disponibilidade da sua parte e não é compatível com qualquer actividade profissional desenvolvida em paralelo.

  • Formação Académica. Os candidatos devem ser possuidores de, pelo menos, um diploma de licenciatura ou equivalente legal. Dada a natureza do curso, existem as seguintes condições:

  1. Aceitam-se licenciaturas nas áreas de ciências da natureza (v.g Biologia, Geologia, Química, etc.), ciências da saúde e afins (v.g. Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Ciências Biomédicas, etc.) ou ciências exactas (Matemática, Física, Engenharias, etc.)
    A classificação mínima da licenciatura tem de ser 14 valores.
    Os candidatos têm de demonstrar ter completado o 12º ano de Química ou equivalente. Alternativamente, se o programa curricular da licenciatura em questão possuir disciplinas de Química o candidato não necessita de ter completado Química do 12º.


  • Para candidatos estrangeiros cuja língua materna não seja Português é indispensável fluência em Português.


  • Experiência profissional ou voluntariado com grupos sociais vulneráveis (v.g idosos, doentes, deficientes, crianças).


No processo de selecção serão avaliados os conhecimentos de Inglês pelo que é exigido fluência em compreensão escrita e verbal da língua inglesa.

Selecção dos Candidatos
Os candidatos que cumpram todos os requisitos descritos no ponto anterior serão seleccionados em duas etapas:
1. Avaliação de aptidões cognitivas e prova de língua inglesa.
2. Conjunto de Mini-entrevistas.

A primeira etapa será obrigatória para todos os candidatos. Na segunda etapa estarão presentes apenas os candidatos cuja classificação no final da primeira etapa for a mais elevada. Os candidatos aceites como resultado da segunda etapa poderão ingressar no curso. O processo de selecção será suportado pelos candidatos e terá um custo aproximado de €150 a pagar aquando da inscrição na fase de candidatura.

Avaliação de aptidões cognitivas e prova de língua inglesa.
A primeira etapa no processo de selecção consistirá em duas provas que se realizarão durante um dia em Lisboa, Porto e Faro. Estas provas serão realizadas por uma empresa de recrutamento e selecção e são provas padronizadas, aferidas para a população portuguesa. A primeira prova será uma avaliação de aptidões cognitivas, em que se testará o raciocínio numérico, raciocínio verbal e raciocínio abstracto. Para além desta avaliação haverá ainda uma prova de língua inglesa, destinada a avaliar o nível de compreensão da língua quer oral quer escrito. Esta prova é eliminatória sendo que os candidatos têm de ter uma nota mínima de 50% para poderem passar à fase seguinte da selecção. Introduzir exemplo. Os candidatos serão seriados de acordo com a fórmula que se descreve abaixo e apenas os 70 melhores serão admitidos à etapa seguinte de selecção.

A classificação, para efeitos de seriação, será calculada pela seguinte fórmula:

CS = Pa + Pi x 0,2 + GA + Id + UAlg + Vol

Em que:
CS – classificação de seriação;
Pa – classificação na prova de aptidões cognitivas (0 a 100 valores, arredondado às décimas);
Pi – classificação na prova de inglês (0 a 100 valores, arredondado às décimas);
GA – Grau académico: grau de mestre - adicionar 2 pontos; grau de doutor - adicionar 10 pontos;
Id – Idade: 35 a 40 anos – subtrair 5 pontos; mais de 40 anos – subtrair 10 pontos;
UAlg – licenciatura, mestrado ou doutoramento realizado na UAlg – adicionar 2 pontos;
Vol – participação em acções de voluntariado: 2 a 6 meses – adicionar 3 pontos; 6 a 12 meses – adicionar 5 pontos; mais de 12 meses – adicionar 10 pontos.

Critérios em caso de empate:
1. Classificação na Prova de Aptidões Cognitivas.
2. Classificação na Prova de Língua Inglesa.
3. Idade (data de nascimento – passa à fase seguinte o mais novo).
4. Esgotados os critérios e mantendo-se o empate os candidatos empatados passam à fase seguinte.


2. Conjunto de Mini-entrevistas.
Dos 70 candidatos admitidos na etapa anterior serão agora seleccionados 32. A selecção será feita com base num processo conhecido por MMI (Multiple Mini-Interview). Este processo tem várias vantagens em relação à entrevista tradicional, das quais interessa salientar uma menor vulnerabilidade ao relacionamento entrevistado-entrevistador, um menor grau de subjectividade e uma maior correlação entre a selecção da entrevista e os resultados académicos dos seleccionados. Esta etapa da selecção será realizada em Faro.

Cada candidato terá de passar por um conjunto de 10 mini-entrevistas, ou estações, de 8 minutos cada. Cada estação poderá ter como tema uma pergunta feita directamente ao candidato, uma questão que se espera que o candidato discuta ou uma situação com que o candidato terá de lidar. As estações são desenhadas com o objectivo de avaliar um ponto específico. Em cada uma das estações há um entrevistador/observador diferente que no final da entrevista atribuirá uma cotação ao candidato de acordo com um grelha específica para aquela estação. Assim, no final das mini-entrevistas cada candidato terá uma classificação que corresponde à média das classificações obtidas nas dez estações. É com base nessa classificação, independente da cotação da primeira etapa, que serão seleccionados os 32 futuros estudantes do curso de medicina. No caso de haver empate para o último lugar disponível recorrer-se-á à classificação da primeira etapa para fins de desempate. Toda a documentação dos 32 estudantes será sujeita a escrutínio e em caso de falsas declarações o candidato será passível de exclusão.

Calendarização Provisória* do Processo de Candidatura e Selecção

Candidaturas: 15 de Fevereiro a 31 de Março.
Exames: 15 (Quarta-feira) ou 18 (Sábado) de Abril.
Afixação Resultados: 1 de Junho.
Mini-entrevistas: 15, 16 e 17 de Junho.
Afixação Lista Seleccionados: 24 de Junho.

* As datas apresentadas estão sujeitas a confirmação pendente da data de homologação do registo do curso pela DGES

Pré-Candidaturas

A fase de pré-candidatura encontra-se agora aberta e permanecerá aberta até ao início da fase de candidaturas. Os interessados devem preencher a ficha disponibilizada (formulário de pré-candidatura) no Adobe Reader e submetê-la. Deverão enviar para o email medicina@ualg.pt cópias da seguinte documentação:

- Curriculum Vitae.
- Certificado de Habilitações com disciplinas
- Certificado de Habilitações do 12º ano
- Bilhete de Identidade
- Declaração da entidade (ou responsável) onde realizou voluntariado citando tarefas, duração do voluntariado e avaliação do voluntário
- No caso de não ter realizado trabalho de voluntariado, mas ter tido experiência profissional com grupos sociais vulneráveis deve apresentar uma declaração da entidade (ou responsável) onde trabalhou citando tarefas, e avaliação do candidato

Informa-se que as pré-candidaturas só serão consideradas válidas quando estiver reunida toda a documentação acima solicitada. Os documentos deverão ser enviados logo após a submissão do formulário de pré-candidatura.
Não serão aceites pré-candidaturas cuja documentação seja enviada em parcelas.

Todos os candidatos que tenham feito a pré-candidatura serão informados directamente no momento em que as candidaturas abrirem oficialmente para poderem completar o processo. Para além disso, comprometemo-nos a contactar os candidatos cuja documentação não esteja em ordem a fim de poderem regularizar a situação. Aconselha-se todos os interessados no curso de medicina da UAlg a fazerem a pré-candidatura."

Texto retirado e seleccionado de -> http://www.ualg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=25466&Itemid=1562&lang=pt
Este tópico não dispensa a leitura da informação no site

_________________
avatar
MarCosta
Administrador

Mensagens : 127
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia / Covilhã

Ver perfil do usuário http://medstudentsportugal.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Condições de Acesso

Mensagem  Eruasemmo em Seg Jan 26, 2009 10:47 am

É uma estupidez. Não aceitam trabalhadores-estudantes e penalizam pessoas com mais de 35 anos. Quem e que vai poder andar a pagar as propinas assim? Poe gente com licenciaturas em saude ao mesmo nivel de gente com licenciaturas em engenharia. Valorizam o voluntariado qd isso miutas vezes é feito á balda. Tem um ensino baseado em PBL com dois anos de centro de saude e dois anos hospitalares. É de doidos.

Eruasemmo

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 29
Localização : Ermesinde/Alfena e COIMBRA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Condições de Acesso

Mensagem  MarCosta em Seg Jan 26, 2009 1:54 pm

Ou têm pais ricos ou vão ao BES Rolling Eyes

_________________
avatar
MarCosta
Administrador

Mensagens : 127
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia / Covilhã

Ver perfil do usuário http://medstudentsportugal.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Condições de Acesso

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum