Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Nova de Lisboa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Nova de Lisboa

Mensagem  Ana Cinza em Qua Jan 07, 2009 6:57 am




Em funcionamento desde 15 de Novembro de 1977 como Unidade Orgânica da UNL, a Faculdade de Ciências Médicas assenta num modelo diferente das outras faculdades de medicina portuguesas: possui uma Sede independente, onde se situam grande parte das unidades de ensino e de investigação responsáveis pelo 1º Ciclo do Mestrado Integrado, as estruturas de apoio ao ensino pós-graduado e à investigação, a direcção da Faculdade, a biblioteca/centro de documentação, a cantina e as repartições administrativas.

Faz também parte do Edifício Sede uma zona nobre com várias obras de arte (pinturas, azulejos e esculturas), que são um património não só artístico, mas de grande valor histórico para a Medicina Portuguesa.

O ensino clínico decorre em várias Instituições de Saúde articuladas com a Faculdade através de protocolos sancionados pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE (que engloba os Hospitais de D. Estefânia, St.º António dos Capuchos, Stª Marta, S. José e Desterro), Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE (que engloba os Hospitais de Egas Moniz, S. Francisco Xavier, e Santa Cruz), Hospital de Curry Cabral, Hospital Pulido Valente EPE, Instituto Português de Oncologia - Centro Regional de Oncologia de Lisboa EPE, Hospital Fernando Fonseca, Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Administração Regional de Saúde do Alentejo. Existem ainda protocolos de articulação com as seguintes instituições: a Academia Militar, a Fundação de Nossa Senhora do Bom Sucesso e o Instituto Nacional de Emergência Médica.
A existência deste modelo de funcionamento tem possibilitado à Faculdade uma maior flexibilidade na resposta a alguns dos desafios que se colocam, nomeadamente através de:

a) reformulação do plano de estudos, com maior integração do ensino das especialidades, nos vários anos do ciclo clínico;
b) introdução, em disciplinas do ciclo básico e pré-clínico, de inovações pedagógicas, como a aprendizagem por problemas;
c) criação de vários cursos de mestrado, não só em áreas biomédicas, mas também nos domínios da saúde pública e da saúde mental;
d) expansão dos cursos de pós-graduação e das acções de formação continuada, no apoio à especialização médica;
e) apoio à investigação biomédica com ênfase para projectos de ligação entre as ciências básicas e as clínicas.

Este modelo tem facultado aos alunos da FCM uma formação científica adequada e uma preparação clínica diversificada e satisfatória, a julgar pelos resultados do exame de acesso às especialidades, realizado pelo Ministério da Saúde, onde têm conseguido bons resultados a nível nacional. Do mesmo modo, na última avaliação internacional efectuada à Faculdade de Ciências Médicas, reconhece-se o trabalho desenvolvido:

"There are effective procedures for evaluation of the teachers and the taught and the collective attitude to these processes is impressive and admirable. We consider that the facilities applied for are reasonable and that their provision is both desirable and necessary. This clear-thinking Faculty should be strongly supported" (in Relatório da Comissão Científica Internacional de Avaliação do Grupo de Missão para a Saúde).

O primeiro Curso de Medicina que inaugurou as instalações renovadas do Campo de Santana, e concluíu a licenciatura na Faculdade de Ciências Médicas foi o de 1973-1980. Inscreveu-se na Reitoria da Universidade Clássica, mas iniciou as aulas já na então chamada "Extensão do Campo de Santana" da Faculdade de Medicina de Lisboa e constituiu o núcleo inicial da Faculdade.

Iniciou as suas aulas no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, à Junqueira, e além das aulas nos locais referidos teve também aulas no Instituto de Ciências Sociais e Políticas, ex Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, no Palácio Burnay, na Rua da Junqueira, bem como nos hospitais que foram sendo articulados com a Faculdade, o primeiro dos quais o Hospital de Egas Moniz.

Este curso teve a particularidade de durar sete anos, tendo em conta as indefinições quanto ao estatuto legal da já então conhecida como "Faculdade do Campo de Santana", que só vieram a ser esclarecidas em 1977, com a criação formal da Faculdade.

Já nessa altura inovadora, a Faculdade utilizava meios audio-visuais modernos, gravando as aulas teóricas em vídeo, que posteriormente podiam ser visionadas nos horários mais convenientes para os estudantes, nomeadamente para os estudantes trabalhadores.

No entanto o primeiro curso a ter o Diploma emitido pela recém criada Faculdade foi o curso de 1977, então chamado "dos Civis", uma vez que, apesar de ter tido os seus primeiros anos na Faculdade de Medidina de Lisboa / Hospital de Santa Maria, veio a ter os anos de ensino clínico nos "Hospitais Civis de Lisboa", que iniciaram em 1976, obtendo os seus diplomas de Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas em 1978.

O conhecimento destes primeiros anos é fundamental para a História desta Escola, que surgiu no período conturbado de 1974 e que passou por diversas situações que ajudaram a criar um forte espírito de corpo e uma cultura verdadeiramente Nova.

Ana Cinza

Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 28
Localização : Évora/Lisboa

Ver perfil do usuário http://reconditaparte.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Nova de Lisboa

Mensagem  lobomau em Seg Jan 12, 2009 12:30 am

Vá vá, é só a faculdade de medicina mais bonita do país (dizer que é a melhor é subjectivo e n tarda nada desenvolvia aqui uma discussão tremenda... mas que é a mais bonita, isso é indiscutível =D ).

lobomau

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/12/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum