Médicos Viciados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Médicos Viciados

Mensagem  lctmz em Dom Jan 04, 2009 5:48 am

Há já uns meses saiu uma reportagem na revista Sábado, sobre a existência de álcool, comprimidos e até drogas ilícitas na vida de alguns médicos. Apesar de já terem passado uns meses o tema continua actual.

"Há médicos dependentes de drogas pesadas. Mas ainda são mais os que abusam de outras substâncias como álcool e comprimidos, para relaxar ou ganhar energia. A maioria dos estudos comparativos conclui que a propensão para o abuso de substâncias aditivas lícitas (medicamentos) é mesmo superior nos médicos do que nas restantes profissões (...)
Num trabalho sobre stress e esgotamento na classe médica, constata-te que os médicos recorrem aos tóxicos para aliviarem o sofrimento emocional - 12% a 14% abusam do álcool ou dependem de tóxicos. (...) A dependência química alia-se à dependência de álcool e assume uma dimensão e gravidade superiores às de outras profissões com status sócio-económico equivalente.
A tendência começa logo durante o curso, com estimulantes que permitem estudar horas a fio, reduzindo o tempo de descanso. Depois, a profissão faz o resto. (...)
Os médicos têm altas taxas de stress, insónia, ansiedade, depressão e suicídio (representa 38% das mortes prematuras em médicos e é quatro vezes superior nas mulheres em relação à população geral)."

Relativamente ao suicídio entre médicos e estudantes de medicina pode-se consultar o seguinte artigo:
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v44n2/1993.pdf
Porque abusam os médicos?

"Quais os especialistas mais abusadores?
Arrow Os médicos que fazem urgências (e que têm maiores níveis de stresse e turnos de trabalho mais longos) usam mais drogas ilícitas;
Arrow Os psiquiatras são os que mais tomam fármacos para o tratamento da ansiedade e da insónia. A psiquiatria é das especialidades mais depressivas;
Arrow Os anestesistas consomem mais opiáceos (fármacos derivados do ópio com efeito analgésico - substâncias com que os anestesistas mais trabalham)
Arrow Os pediatras e os cirurgiões são os que menos abusam de substâncias tóxicas.
Exemplos:

Os médicos têm dificuldade em reconhecer o seu problema. Não só com o álcool mas com todas as substâncias aditivas. Além disso, têm maior renitência do que a população em geral em procurar ajuda e são melhores a esconder os sintomas. (...)
Mesmo quando percebem que alguma coisa está errada, o alheamento, o corporativismo ou o receio tornam a ajuda e a denúncia raras. Muito poucos processos originados por esses motivos chegam à Inspecção-Geral das Actividades em Saúde. E, destes, menos ainda terminam em sanções aos profissionais: as reacções, acabam quase sempre em recomendações de atenção às entidades. Além disso, nos últimos anos, os planos de actividade da Inspecção não têm previsto nenhuma acção de fiscalização a este tipo de situações. (...)
O estatuto social da classe médica e a própria natureza da profissão faz com que os próprios tenham renitência em recorrer aos serviços de saúde públicos, onde estão mais expostos e podem, inclusive, cruzar-se ou ficar internados ao lado de pacientes. (...) Por enquanto, os médicos portugueses viciados continuam a recorrer às mesmas instituições que outros profissionais com os mesmos problemas. Os Alcoólicos Anónimos (AA) são dos grupos com maior procura. Em Portugal, os profissionais de saúde representam 3,2% dos AA. A nível internacional há pelo menos 5500 médicos, que formam o subgrupo Médicos Internacionais nos Alcoólicos Anónimos"



Pensam que este é um problema dos médicos já com alguma experiência? Ou, por outro lado, existe e continuará a existir? Concordam que começa logo na Faculdade?


Ouvi dizer que ao longo do curso hei-de encontrar num hospital (não interessam nomes) um médico viciado em álcool, mas que posso eu fazer!? Nada! Rolling Eyes

lctmz
Administrador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 27
Localização : Braga

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum