Especialidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual a especialidade que pretendes seguir? (múltipla escolha)

3% 3% 
[ 2 ]
4% 4% 
[ 3 ]
0% 0% 
[ 0 ]
6% 6% 
[ 4 ]
0% 0% 
[ 0 ]
8% 8% 
[ 6 ]
6% 6% 
[ 4 ]
1% 1% 
[ 1 ]
0% 0% 
[ 0 ]
8% 8% 
[ 6 ]
0% 0% 
[ 0 ]
6% 6% 
[ 4 ]
3% 3% 
[ 2 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
1% 1% 
[ 1 ]
4% 4% 
[ 3 ]
1% 1% 
[ 1 ]
1% 1% 
[ 1 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
7% 7% 
[ 5 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
1% 1% 
[ 1 ]
4% 4% 
[ 3 ]
7% 7% 
[ 5 ]
1% 1% 
[ 1 ]
1% 1% 
[ 1 ]
8% 8% 
[ 6 ]
3% 3% 
[ 2 ]
1% 1% 
[ 1 ]
3% 3% 
[ 2 ]
4% 4% 
[ 3 ]
4% 4% 
[ 3 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
1% 1% 
[ 1 ]

Total dos votos : 72

Especialidades

Mensagem  láudano em Qua Dez 31, 2008 4:20 am

Olá Caros colegas,

E então existem já preferências quanto a especialidades médicas? Idea

láudano

Ver perfil do usuário

Re: Especialidades

Mensagem  lctmz em Qua Dez 31, 2008 4:46 am

Desde o secundário que penso em Endrocrinologia. Tenho hipotiroidismo, então dizia que me ia tratar! Very Happy

Nos últimos tempos ando inclinada para Pneumologia.

lctmz
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem  MarCosta em Qua Dez 31, 2008 5:40 am

Este é um assunto no qual evito pensar porque sou bastante decidida, por isso, se escolher já é bastante provavel que não mude de opinião até ao fim do curso, o que pode não ser muito bom.
No entanto vou deixar algumas que me agradam, neste momento, por ordem alfabética XD: Imunoalergologia, Medicina Interna, Neurologia, Otorrinolaringologia e Pneumologia (oh Zita parece que gostamos as duas dos prof's de pneumo Razz ) Mas não significa que vá mesmo optar por uma destas.

Ver perfil do usuário http://medstudentsportugal.ativoforum.com

Mensagem  láudano em Qua Dez 31, 2008 6:17 am

MarCosta escreveu:Este é um assunto no qual evito pensar porque sou bastante decidida, por isso, se escolher já é bastante provavel que não mude de opinião até ao fim do curso, o que pode não ser muito bom.
No entanto vou deixar algumas que me agradam, neste momento, por ordem alfabética XD: Imunoalergologia, Medicina Interna, Neurologia, Otorrinolaringologia e Pneumologia (oh Zita parece que gostamos as duas dos prof's de pneumo Razz ) Mas não significa que vá mesmo optar por uma destas.

Realmente concordo contigo, é algo a pensar lá mais para o fim. Mas podia haver sempre pessoas em estados de formação mais avançados por estes lados ...

Das especialidades faladas por aqui acho que Imunoalergologia era das poucas que, para já, me suscita algum interesse.

E vocês tem professores de "Pneumologia"? Mas isso é uma cadeira, é um modulo...?

Deviam era ter biofísica(ex: acelaração do carro no plano inclinado tendo em conta a força do atrito, lançamento de projecteis), métodos quantitativos (ex: integrais matemáticas e estudo de funções matemáticas) química biológica (ex: estado dos spins electrónicos em complexos e "viagem" dos electrões em reacções de orgânica) e ecologia (ex: falar das bandeiras azuis das praias, falar da origem da vida e do IMC da Barbie)... estes são os exemplos das cadeiras mais FIXES affraid do ICBAS.

Afinal, O Médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe... Very Happy

láudano

Ver perfil do usuário

Mensagem  MarCosta em Qua Dez 31, 2008 8:21 am

láudano escreveu:Realmente concordo contigo, é algo a pensar lá mais para o fim. Mas podia haver sempre pessoas em estados de formação mais avançados por estes lados ...

Das especialidades faladas por aqui acho que Imunoalergologia era das poucas que, para já, me suscita algum interesse.

E vocês tem professores de "Pneumologia"? Mas isso é uma cadeira, é um modulo...?

Deviam era ter biofísica(ex: acelaração do carro no plano inclinado tendo em conta a força do atrito, lançamento de projecteis), métodos quantitativos (ex: integrais matemáticas e estudo de funções matemáticas) química biológica (ex: estado dos spins electrónicos em complexos e "viagem" dos electrões em reacções de orgânica) e ecologia (ex: falar das bandeiras azuis das praias, falar da origem da vida e do IMC da Barbie)... estes são os exemplos das cadeiras mais FIXES affraid do ICBAS.

Afinal, O Médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe... Very Happy

Não temos nada chamado "pneumologia" mas temos um Bloco de Cardiorespiratorio que pertence ao Módulo de corpo humano II em que damos tudo do sistema cardiaco, vascular e respiratório. Neste bloco temos vários professores pneumologistas, que por acaso são bastante porreiros Razz Só disse "pneumologia" para ela perceber o que eu queria dizer XD

Disso tudo o que mais se aproxima é o nosso bloco de Bases Físicas que é do demo Evil or Very Mad De resto não temos nada dessas coisas bonitas Laughing Mas é sempre bom ter uma formação alargada (Essa bela frase de Abel Salazar.. gosto Wink )
Mas vamos centrar-nos no assunto do tópico que são as especialidades!

Mensagem  Eruasemmo em Qua Dez 31, 2008 8:28 am

Esta é um tipo de pergunta a que eu respondo sempre "ainda faltam muitos anos, não faço a mais pequena ideia, depois penso nisso", mas a verdade é que mais vale irmos vendo as coisas aos poucos. Curiosamente, também ando inclinado para Medicina interna, neurologia e pneumologia; e adiciono tb uma à lista: urologia.

Nos últimos dois anos (desde que lá estou lol) o NEM tem vindo a desenvolver uma espécie de tertúlias chamadas "Especialidades da casa" em que vão médicos dos HUC ou do CHC falar um pouco acerca das suas especialidades. Ainda não tive oportunidade de ir a nenhum (sou um preguiçoso nato, ou então estou em aulas), mas penso que é uma boa iniciativa. E uma ideia tb para levarem aos vossos núcleos/associações.

Eruasemmo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Hugo Miranda em Qua Dez 31, 2008 1:07 pm

láudano escreveu:Olá Caros colegas,

E então existem já preferências quanto a especialidades médicas? Idea
Se conseguir fazer o curso e tiver média suficiente ... vou seguir cirurgia cardio torácica Very Happy
Claro que como ainda estou no 1º aninho Embarassed posso vir a mudar de ideias, mas não me parece.

Hugo Miranda

Ver perfil do usuário

Mensagem  M. em Qui Jan 01, 2009 4:16 pm

Para já gosto da ideia de Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, Infecciologia...por aí. Não me vejo a ir para nada cirúrgico a não ser que venha a descobrir que sou uma natural nisso e desde que comecei a sonhar com medicina que me interessei sempre mais pelas áreas das especialidades que disse anteriormente. Very Happy

M.

Ver perfil do usuário

Mensagem  sam em Sex Jan 02, 2009 7:15 am

bem, aqui o rapaz, desde os seus 10/11 anos até sensivelmente aos 17 quis ser ginecologista (pelos motivos obvios: hormonas em idade juvenil que sonhavam ficar rodeadas de mulheres até ao final da sua existencia). entretanto, fui avisado por um professor de educação fisica que tem uma irmã ginecologista: "olha que aquilo não são só mulheres bonitas e ha muita coisa má que se vê por lá". fui crescendo tambem. e neste 1o semestre tive uma valencia de ginecologia e conclui definitivamente que ginecologia não será o meu futuro. x)

quanto a especialidades, actualmente, estou totalmente aberto à descoberta. gosto de ortopedia, medicina interna e cirurgia plástica. mas as duas especialidades que actualmente mais interesse me despertam sao, sem duvida, a neurologia e a oncologia. no entanto, nao estou "agarrado" a nenhuma especialidade em geral, o que acho que até tem as suas vantagens já que, só depois de saber a nota do exame de acesso à especialidade e de conhecer as especialidades a fundo (sem ser aquele conhecimento geral e "por fora" que agora tenho) é que começo realmente a pensar nisso.

sam

Ver perfil do usuário

:D

Mensagem  António Maio em Sex Jan 02, 2009 7:44 am

Eu tb ainda ando na dúvida :S

Mas já comecei a definir ideias... INfecciologia, Hematologia, Medicina Interna, cardiologia, Psiquiatria, Pediatria, Imunoalergologia, Pneumologia ou GAstro. Provavelmente será uma destas.... Não gosto mt de cirurgias mas nunca se sabe... Razz

Era giro fazer uma votação Very Happy

António Maio

Ver perfil do usuário

Mensagem  MarCosta em Sex Jan 02, 2009 8:02 am

Foi adicionada uma votação. Permite escolher mais do que uma opção. As especialidades foram escritas tendo por base os Colégios de Especialidade da Ordem dos Médicos. Também têm a possibilidade de anularem os vossos votos se mudarem de ideias Wink

Mensagem  Pedro Louro em Sex Jan 02, 2009 1:52 pm

Neurologia king
Pedro Louro

Localização : Castelo Branco / Covilhã (já agora Guarda, mas eu não morava lá nem que me pagassem...)

Ver perfil do usuário

Mensagem  láudano em Sex Jan 02, 2009 3:32 pm

MarCosta escreveu:
Não temos nada chamado "pneumologia" mas temos um Bloco de Cardiorespiratorio que pertence ao Módulo de corpo humano II em que damos tudo do sistema cardiaco, vascular e respiratório. Neste bloco temos vários professores pneumologistas, que por acaso são bastante porreiros Razz Só disse "pneumologia" para ela perceber o que eu queria dizer XD

Disso tudo o que mais se aproxima é o nosso bloco de Bases Físicas que é do demo Evil or Very Mad De resto não temos nada dessas coisas bonitas Laughing Mas é sempre bom ter uma formação alargada (Essa bela frase de Abel Salazar.. gosto Wink )
Mas vamos centrar-nos no assunto do tópico que são as especialidades!

Olá caros colegas.
Para começar tenho desde já que desmistificar a ideia de que a frase "O médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe" é da autoria do Prof. Dr. Abel Salazar. É errado. A frase é de um médico espanhol (que cujo o nome não me recordo, mas a sua inicial é um M). A frase ficou difundida uma vez que foi usada pelo Prof. Doutor Abel Salazar diversas vezes como seu lema de vida. E actualmente o ICBAS segue esse mesmo lema oferecendo aos alunos formação em algumas áreas que os nossos caros colegas não têm. Muito sinceramente (e para acabar o off-topic, para as admins não me baterem) alguma formação essa que nos ocupa tempo e no fim os frutos não são assim tantos para a carreira como médico (como clínico e pessoa). cyclops

Quanto às especialidades... Smile Sabem quando saem os resultados do último exame e como podemos ter acesso às colocações?

láudano

Ver perfil do usuário

Mensagem  Duarte R em Sex Jan 02, 2009 3:36 pm

as for me, tenho uma lista baseada nos meus gostos adquiridos ao longo das matérias e dos estágios que, apesar de serem poucos, já fiz:

1 - Cirurgia cardiotorácica
2 - Neurocirurgia
3 - Cirurgia Plástica

Duarte R

Ver perfil do usuário

Mensagem  MarCosta em Sex Jan 02, 2009 3:53 pm

láudano escreveu:Olá caros colegas.
Para começar tenho desde já que desmistificar a ideia de que a frase "O médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe" é da autoria do Prof. Dr. Abel Salazar. É errado. A frase é de um médico espanhol (que cujo o nome não me recordo, mas a sua inicial é um M). A frase ficou difundida uma vez que foi usada pelo Prof. Doutor Abel Salazar diversas vezes como seu lema de vida. E actualmente o ICBAS segue esse mesmo lema oferecendo aos alunos formação em algumas áreas que os nossos caros colegas não têm. Muito sinceramente (e para acabar o off-topic, para as admins não me baterem) alguma formação essa que nos ocupa tempo e no fim os frutos não são assim tantos para a carreira como médico (como clínico e pessoa). cyclops

Quanto às especialidades... Smile Sabem quando saem os resultados do último exame e como podemos ter acesso às colocações?

Por acaso tinha essa ideia... que a frase não foi ele que disse e antes de te responder até fui pesquisar qual seria o autor mas como não encontrei nada deixei assim. De qualquer forma a frase é muito conhecida principalmente por causa dele. lembro-me de em história de medicina falarem qualquer coisa sobre o autor mas não me consigo lembrar do nome...

Quanto ao exame de especialidade acho que o resultado do exame de 2008 ainda não saiu. Saíram as colocações em especialidade dos que fizeram exame em 2007 e podes vê-las aqui: http://www.acss.min-saude.pt/Direc%C3%A7%C3%B5eseUnidades/CoordeRegForma%C3%A7%C3%A3oProfissional/InternatosM%C3%A9dicos/tabid/148/language/pt-PT/Default.aspx?PageContentID=18

Mensagem  DJ em Qua Jan 28, 2009 2:55 pm

CI-RUR-GIIIAAAAA Smile

DJ

Ver perfil do usuário

Especialização

Mensagem  Andryo Schneider Filho em Ter Fev 16, 2010 10:07 pm

Meu nome é Andryo Schneider Filho! Em breve minha especialização será concluída em Cirurgia Plástica e farei o circuito Madrid-Portugal! Espero ser útil à todos!

Andryo Schneider Filho

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: