Estudar Medicina em Espanha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estudar Medicina em Espanha

Mensagem  lctmz em Sab Fev 14, 2009 11:58 am

Devido à discrepância entre a oferta e a procura (quando é maior o número de candidatos em relação às vagas disponibilizadas pelas faculdades) há jovens que procuram cursos (como a licenciatura em Medicina) em outros países, como Espanha.

São várias as instituições de ensino espanholas que dispõem de cursos de Medicina.

Algumas das mais procuradas são:

http://www.usal.es/~medicina/

http://www.usc.es/facmo/novas/

http://www.ucm.es/centros/webs/fmed/

Quem concorreu para Espanha pode dizer quais as melhores faculdades e o que se deve fazer para concorrer a Faculdades de Medicina Espanhola, para ajudar possíveis interessados.

Estudantes de medicina em Espanha poderão, também, partilhar as suas experiências, qual o seu plano de estudos, etc. Very Happy

lctmz
Administrador

Ver perfil do usuário

Re: Estudar Medicina em Espanha

Mensagem  sam em Dom Fev 15, 2009 4:53 pm

aqui fica o meu contributo, para ajudar quem pretende estudar em espanha.

bem, em relação à candidatura. o que eu fiz o ano passado foi o seguinte.

1.º - APRENDI ESPANHOL.

2.º - fui ao site da UNED, em http://portal.uned.es/portal/page?_page ... ema=PORTAL (provavelmente é aí que vão começar a surgir as primeiras informaçõe este ano). fiz lá a solicitud (que quando sair e tiverem duvidas eu posso tentar ajudar-vos com aquilo que me lembrar) e imprimi as folhas da solicitud. aquilo (já nao me recordo bem), mas são 3 ou 4 exemplares, em que a ultima folha é para voces e serve como comprovativo.

3.º - Fui à secretaria da minha escola pedir a ficha ENES e a folha com as notas do secundário POR DISCIPLINA.

4.º - Telefonei para a DGES e pedi a minha nota definitiva de concurso para a Universidade Nova de Lisboa no ano lectivo 2006/2007. (bem, esta folha foi a grande polémica do ano passado. porquê? bem, primeiro porque nem na UNED sabiam o que queriam. Eu cheguei a pedir o meu historial de candidatura da 1a fase, depois pedi o da 2a, depois pedi a minha nota de candidatura para a Nova de Lisboa e, já depois de ter enviado a papelada, surgiu uma 4a informação de que o que a UNED queria era a média das notas de candidatura para todas as Universidades de Medicina de Portugal para as quais o Aluno tinha estado, em 2006/2007, apto para concorrer. ah, e depois ainda mudaram tudo e, a partir de uma certa altura, deixaram de aceitar alunos que tivessem no certificado da DGES escrito "2006/2007" e só aceitavam quem tinha "2007/2008". Eu já nao precisei desta ultima folha (mas houve quem a tenha usado, eu não usei porque já tinha enviado a papelada para lá), usei a nota da Nova de Lisboa que me favorecia bem mais. mas isto é um exemplo daquilo com que, muito provavelmente, muitos de voces se irão deparar ao longo da vossa candidatura. este ano isto já não deverá acontecer (no que toca à 4a folha) porque as notas de concurso do ano lectivo 2007/2008 eram iguais para todas as faculdades.)

5.º - Fui ao banco, no meu caso Caixa Geral de Depósitos, pagar o valor corresponde à solicitud de matrícula. são 40€, mas como preferi pagar pelo banco ficou quase no dobro x)

6.º - Falei com a minha professora de espanhol e ela traduziu-me as 3 folhas que pedi (certificado da DGES, ficha ENES e notas do secundário). Foi também ao notário e validou as traduções. uma jóia de mulher! : D (bem quanto a isto, ha escolas que tratam das traduções. todos os anos eles na UNED dizem que querem que as traduções sejam feitas por tradutores jurados de Espanha, em que aquilo fica um balúrdio, mas no final aceitam sempre as traduções feitas em Portugal)

7.º - Tirei fotocópia do BI.

8.º - Juntei tudo, BI, folhas da solicitud, comprovativo de pagamento da caixa geral de depósitos e as 3 folhas traduzidas (juntamente com os originais) e enviei para Espanha.(no inicio de Maio penso eu)

9.º - recebi, por volta do dia 12 de Junho a credencial da UNED e concorri para Espanha (depois o concurso explico-vos mais tarde, porque este ano tambem poderá ser diferente. mas preparem-se para algo como, ir buscar à net, ao site de cada faculdade, a pre-inscrição, preenche-la, juntar-lhe fotocopia de BI e da Credencial da UNED (em alguns pode ser fotocopia normal mas ha outros que querem que sejam fotocopias juradas no notario) e mandar tudo por correio para as universidades em causa.) no caso de salamanca faz-se (ou fazia-se) por net e depois era no dia da matricula que se levava a papelada)

Bem, agora vem outra complicação do concurso a Espanha. A "Pruebas de Lengua" (é que já nem sei se é assim que se escreve). Este ano ainda é uma incógnita saber onde é que haverá provas de lingua. muito provavelmente em todas as comunidades exigiram esta prova para concurso. o ano passado a prova da comunidade da Andaluzia foi no mesmo dia que a prova na comunidade da Extremadura. e no dia a seguir foi em salamanca (no que toca a salamanca, andaram o ano todo a dizer que nao faziam prova de lingua e depois, menos de 15 dias antes, na semana dos exames nacionais, decidiram que iam fazer a prova de lingua. a prova (ainda me recordo) foi no dia a seguir à Espanha ter vencido a Rússia nas meias finais do Euro2008 (em que mal durmi porque os tipos andavam loucos pela cidade a apitar e a berrar). portanto, muito provavelmente terão que optar onde ir.

Quanto a faculdades, e como já devem ter reparado, Salamanca é a menina dos meus olhos, literalmente : D cidade maravilhosa, povo maravilhoso, ambiente maravilhoso, faculdade com óptimas condições, portugueses para ajudar na integração, vida nocturna fabulosa. enfim, se ha cidade onde vale a pena estudar é lá x) (mas isto sou eu que acho, porque adoro aquilo)

No entanto, outros bons sitios para se estudar são: Santiago de Compostela (onde falam galego), Valladolid, Badajoz (eu pessoalmente nao gosto), Sevilla (2a melhor faculdade de espanha, pelo que me recordo do ranking), Malaga (óptimo, óptimo, óptimo), Santander (faculdade à frente da praia), Saragoça e Lleida (que ficam já perto de Barcelona, mas onde ainda penso que se fale castellano), em Madrid ha 2 das 3 melhores faculdades do país (a complutense (1a) e a autónoma (3a)), em Barcelona sei que há a autónoma (e penso que se fala catalão, mas nao tenho a certeza). Bem, e quanto ao resto ha tambem lá pra Murcia e possivelmente ha ainda mais umas 10 ou 15 faculdades. Mas aqui mais perto são, sem duvida: Santiago, Salamanca, Badajoz e Sevilla.

Um ultimo aviso: preparem-se para os contratempos do concurso. os erros, tanto em espanha como em portugal (eu por exemplo nunca recebi bem a ficha da DGES à 1a. Ou vinha sempre o nome errado, ou a nota errada, ou o estabelecimento errado, ou algum erro de escrita, e tinha sempre que pedir novamente outra). Mas acima de tudo, não desistam. Vai custar muito, vao sentir muitas vezes "mas praq é que me meti nisto?????????". eu pessoalmente gastei, em tudo (aulas, papelada, correios, viagens para salamanca, etc) mais de 1000€. entrei em salamanca e não acreditam a maravilhosa sensação que é. Nem que vão para o outro lado de Espanha, não desistam. Espanha é um país fabuloso : )

sam

Ver perfil do usuário

Mensagem  Rita Pereira em Qui Jul 30, 2009 7:30 pm

Olá. Acabei agora(2008/2009) 11ºano e o meu sonho era ingressar em medicina mas como vocês já o disseram devido às astronómicas medias de medicina em portugal vejo tornar-se impossivel a concretização deste meu sonho. Por isso já há algum tempo penso em ingressar em medicina mas em Espanha não para o proximo ano, pois agora os prazos de candidatura não sao compativeis com o ano lectivo em portugal mas por outro lado já não há provas de lingua o que é bom.
A minha duvida é a seguinte: qual é o peso dos exames e da media de sec. para a média de candidatura e se tal como portugal necessita-se dos dois exames para entrar?
Agradecia que me ajudassem visto que conhecem muito bem toda a burocracia envolvida no processo.

Cumprimentos,
Rita Pereira

Rita Pereira

Ver perfil do usuário

Mensagem  MarCosta em Sex Ago 07, 2009 12:56 pm

Olá!
Neste momento a média para Espanha para acesso directo é calculada da mesma forma que para Portugal.
50% Classificação interna
50% Exames Nacionais (BG + FQ + Matemática)
Como a escala em Espanha vai de 0 a 10 é necessario dividir a média portuguesa por 2.
Tem sido assim nos ultimos anos mas pode mudar...
Para entrar por selectividad é necessário fazer os exames espanhois e aí já não sei bme como a coisa se passa.

Ver perfil do usuário http://medstudentsportugal.ativoforum.com

Mensagem  Duarte em Dom Abr 04, 2010 2:02 pm

Olá!
Alguém sabe as médias em Espanha?

Duarte

Ver perfil do usuário

Quais as melhores

Mensagem  Ventura em Qui Abr 22, 2010 3:51 pm

Resolvi este ano concorrer às universidades espanholas de medicina. Inscrevi-me numa escola de espanhol que para além dos cursos de língua espanhola prepara as candidaturas.
Vão-nos dando informações sobre o acesso no entanto, que este ano parece que está mais complicado. Ainda não sei bem o que exige cada faculdade, se alguém puder dar umas dicas sobre o assunto agradeço.
Outra coisa que não sei é quais são as melhores faculdades de medicina nas universidades espanholas. Agradeço também neste aspecto a informação possível.
Obrigada
Ventura

Ventura

Ver perfil do usuário

Média

Mensagem  Coelho em Ter Set 21, 2010 5:10 pm

Bem eu estou a repetir o 10ºano em vias de melhorar as minhas notas para ter uma melhor média pois pretendo entrar em medicina e tornar-me cirurgião,mas como já reparei isso não é um tarefa fácil aqui em Portugal portanto já pensei em que países tenho de pôr como possibilidades e Espanha está a chamar-me há atenção.
Portanto queria perguntar qual a média necessária para ingressar numa faculdade Espanhola,tou curioso principalmente nos seguintes locais: Sevilha,Málaga,Santander e Santiago de Compostela.
Grato pela atenção

Coelho

Ver perfil do usuário

que exames preciso fazer?

Mensagem  maria em Dom Dez 12, 2010 10:51 am

eu sou aluna do 11ºano e estou seriamente a pensar ir estudar para espanha mas tenho algumas dúvidas quanto à matrícula e quanto ao que é preciso fazer.

uma dúvida que tenho é que existe um exame em espanha depois do ''bachillerato'' (nosso secundário) que se chama selectividad e a mnha dúvida é se os alunos portugueses têm que fazer esse exame geral para nos podermos matricular ou se não é preciso esse exame, porque nós também temos os nossos exames.
e outra dúvida que tenho é se temos que fazer algum exame em espanha de espanhol para termos acesso ao ensino de lá.

se alguém puder esclarecer-me estas dúvidas agradecia .
Smile
feliz natal a todos santa

maria

Ver perfil do usuário

Mensagem  MianaAdri em Sab Mar 15, 2014 10:25 am

Olá Boa Tarde

Eu sou aluna do décimo segundo ano e gostaria de ingressar no curso de medicina. No entanto não tenho média para entrar em Portugal e por isso procurava conselhos e gostaria que me esclarecessem algumas dúvidas. Por exemplo:
- Qual a melhor faculdade de medicina para se entrar em espanha?
- Qual a nota de entrada por exemplo em Santiago, Cádiz, ou Sevilha?
- Que exames de admissão são agora necessarios fazer?
-Vou precisar fazer algum curso de espanhol?
-Será melhor eu inscrever me num instituto de espanhol? E que instituo me aconselhariam?

Agradecia que me respondessem a estas e outras dúvidas..

Obrigada

Mariana Gaspar

MianaAdri

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: